HISTÓRICO

HISTÓRICO DA ESCOLA FLORA TELES

A história da Escola Flora de Queiroz Teles pode ser dividida em duas fases: a primeira quando foi fundada em março de 1979 e, a segunda, a partir de janeiro de 1999, quando foi reconhecida como Escola da rede estadual uma nova Escola pelo Governo do Estado. Quando começou a funcionar, em 1979, contava com três salas de aulas, no prédio do Círculo dos Trabalhadores Rurais da sede de Coreaú. A legalização da EPG Flora de Queiroz Teles se deu no ano de 1980. Porém, no ano de 1997, a Escola fechou suas portas depois de várias tentativas para permanecer em funcionamento. No ano de 1998, a 6ª CREDE levou o caso à SEDUC - para que fosse feita uma auditoria judicial, acerca das razões do fechamento da Escola Flora Teles e dentre os estudos realizados, o Estado determinou a reabertura da mesma, denominando-a de Escola de Ensino Fundamental e Médio Flora de Queiroz Teles. Por não ter sede própria, foi celebrado em regime de comodato por dez anos, entre o governo do Estado e a Fundação Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Coreaú, a doação do prédio onde já funcionava a EPG Flora de Queiroz Teles, podendo ser reformada toda sua estrutura, para oferecer condições de funcionamento, tanto em sua estrutura física quanto em recursos humanos. PILDAS, em seu livro “História de Coreaú : 1702-2002” cita que no momento da negociação “o presidente da entidade comodante exigiu o compromisso das autoridades presentes para a manutenção do epônimo ‘Escola Flora de Queiroz Teles’”. (2003:409)
No ano de 2000 foram instaladas duas Extensões: uma no distrito de Aroeiras e outra, no de Araquém com a modalidade Educação de Jovens de Adultos através do Projeto Tempo de Avançar Médio. Em 2001, as Extensões passaram a oferecer também o Ensino Médio Regular. A inclusão trouxe a necessidade de atendimento a alunos com deficiência intelectual, distúrbios de aprendizagem e atrasos acadêmicos e, para atender essa clientela, foi implantada a Sala de Recursos Multifuncional com Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 20/04/2010.
Atualmente temos um grande respaldo da comunidade local diante dos resultados alcançados, aprovações em concursos e vestibulares, participação efetiva nas Olimpíadas de Matemática, de Língua Portuguesa, de História, de Geografia, de Astronomia, de Biologia. Já obtivemos prêmios em Feiras com a SBPC- JOVEM em 2005. Estamos trabalhando no momento para alcançar as metas de aprendizagem nas avaliações externas – SPAECE, SAEB, etc., resultados que nortearão nossa proposta política pedagógica para os próximos anos.