terça-feira, 31 de maio de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA FLORA TELES

REGULAMENTO DA FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRA CULTURAL
DA ESCOLA FLORA TELES
ANO LETIVO: 2011
Será realizada no dia 1º de Julho de 2011, a FEIRA DE CIÊNCIA E MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES,  com o objetivo de expor para a comunidade escolar e local, trabalhos de natureza científica, artística e cultural.
Art.1º- DOS OBJETIVOS
▪  Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.
▪  Promover  o  desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe  e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos.

Art. 2º - DA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES

As equipes poderão ser formadas por alunos  do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
▪  Os participantes deverão organizar-se em equipes compostas por alunos do  mesmo partido, podendo ser de turmas diferentes.  Cada equipe terá, no máximo, 12 alunos e, no mínimo, 9 alunos.
▪  Cada equipe poderá inscrever um único projeto, podendo escolher um dos temas relacionados no Artigo 3º e sob a orientação de um professor da turma.

Art. 3º - DAS INSCRIÇÕES

No ato da inscrição, os alunos definirão seu projeto dentro dos temas abaixo relacionados, indicando pelo menos um professor para orientá-los. As inscrições deverão ser feitas no período de 1º/06/2011 a 08/06/2011, no Laboratório de Informática com o professor Raimundinho Eliano ou no Multimeios com a professora Socorro (MANHÃ) ou professora Adriana (TARDE).
  LINGUAGENS E CÓDIGOS
- Dramatização de um cordel
- Varal de poesia
CIÊNCIAS HUMANAS
- História da Escola Flora Teles
-        Aspectos históricos do município de Coreaú: história do distrito de Aroeiras e de Araquém
- Uso alternativo de energia
- Tratamento do lixo: reduzir, reciclar e reutilizar
- Preservação dos rios: nascentes e matas ciliares
CIÊNCIAS DA NATUREZA
- Corpo humano: anatomia e fisiologia
- Diversidade de vida no planeta: vida animal e vegetal
-        A natureza e o homem condicionados pelas leis da Física e da Bioquímica
-        Experimentos científicos
-        Conhecimentos matemáticos
Art. 4º - DOS PROJETOS
▪ Cada equipe deve escolher um tema e contará com a orientação de um professor da turma.
▪ Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço
físico e do patrimônio da Instituição.
▪ No caso de construção de maquetes, a equipe deverá utilizar materiais ecologicamente corretos. Deve-se evitar, por exemplo, o uso exagerado de isopor, material que demora muito tempo para se decompor.
▪ Durante a execução dos projetos, o professo orientador fará acompanhamento do trabalho em sala de aula e em encontros de grupo.
▪ Os projetos inscritos e desenvolvidos, serão montados em sala para apreciação do público na data de 1º de julho de 2011, podendo a Escola usufruir das fotos e imagens produzidas para posterior publicação em sites e blogs da Internet.
▪ O espaço onde serão expostos os projetos estará aberto ao público para visitas a partir das 19 horas, devendo, portanto, a equipe comparecer ao local com a antecedência necessária para a organização e montagem do projeto.

Art. 5º - DA COMISSÃO JULGADORA E DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
▪  A organização da Feira de Ciências contactará uma equipe de profissionais para fazer parte da Comissão Julgadora. A Comissão Julgadora visitará todas as salas com exposição a fim de assistir e avaliar as apresentações científicas e culturais, atribuindo uma nota (de 0,0 a 10,0) a aspectos previamente definidos.
▪ Serão aspectos considerados na avaliação dos projetos:
1)    Conhecimento científico.
2)    Relevância social do projeto.
3)    Participação dos componentes da equipe.
4)    Aspecto visual do trabalho.
5)    Exposição oral.
6)    Organização geral da equipe (inclusive, a limpeza e a organização do local da exposição).
Art. 6º -  Disposições gerais
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento
Coreaú-CE, 1º de Junho de 2011.

I GINCANA CULTURAL DA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES

DA ESCOLA FLORA TELES
 I GINCANA CULTURAL DA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES
ENSINO MÉDIO
ANO LETIVO: 2011
Disposições preliminares

Todos os alunos regularmente matriculados poderão participar da I Gincana Cultural da Escola Flora de Queiroz Teles. A I Gincana Cultural abrangerá 04 tipos de provas:
       Provas de conhecimentos, esportivas, coletivas, e torcida organizada – quinta e sexta-feira, nas datas de 30 de Junho e 1º de Julho de 2011.
     Os alunos serão divididos em três equipes, a saber: Azul, Vermelho e Branco. Cada equipe deve codinominar-se com nomes sugestivos, além de poder padronizar uma camiseta para ser usada pelos integrantes da equipe.
Professores, Apoio Pedagógico e Equipe Gestora deverão estar comprometidos e empenhados na realização desse evento.
Das equipes
Art.1º-Serão formadas as equipes dentre as turmas de Ensino Médio, a saber:
EQUIPE 1
1ª série “A”  e “B” - MANHÃ
2ª série “A” - MANHÃ
EQUIPE 2
1ª e 2ª série “C” - TARDE
3ª série “B” - TARDE
EQUIPE 3
1ª série “D” -  TARDE
2ª série “B” - TARDE
3ª série “A” - TARDE
Art.2º-Cada equipe terá um grupo de professores como apoio para desenvolver as atividades aqui estipuladas.
Art. 3º-As equipes serão compostas por 09 alunos, sendo da junção de 03 turmas diferentes, serão escolhidos  03 alunos de cada turma.
§ 1º  – Além das equipes formadas acima, cada partido deve indicar três alunos para o campeonato de dama, xadrez e jogos de raciocínio-lógico.
§ 2º – Das provas esportivas podem participar equipes de alunos formadas exclusivamente para este fim.
Art.4º- Cada turma contará com um aluno líder para articular os trabalhos junto à Comissão Organizadora ou para quando seja necessária alguma reivindicação. É de inteira responsabilidade da equipe e seus coordenadores, bem como dos participantes das torcidas, estarem identificados com camiseta ou acessório da cor do partido no decorrer da gincana.
Art.5º- Cada partido deve organizar, criar e/ou elaborar uma homenagem à Escola e ao seu fundador, podendo a equipe lançar mão de várias formas para melhor realizar a tarefa. Esta homenagem deve ser apresentada ao público no dia 30 de Junho de 2011. A equipe que não cumprir a tarefa sofrerá perda de 20 pontos. A equipe que realizá-la acumula 25 pontos.
Art.6º- As equipes também participarão da tarefa “Caça ao tesouro”. A equipe que conseguir concluir com êxito a tarefa ganhará 25 pontos. Cada prova esportiva ganha somará 10 pontos para a equipe vencedora. A equipe e seus respectivos coordenadores, deverão se apresentar 30 minutos antes de cada prova no local onde as atividades serão realizadas sob pena de serem subtraídos 10 pontos do total obtido pela equipe.
Art.7º-É proibido o uso de papel picado, apitos, instrumentos de percussão, fogos de artifício e aparelhos de som, pela torcida organizada.
Parágrafo único – A equipe pode utilizar-se de mamãe-sacode, balões, grito de guerra para animar a torcida.
Das provas
Art.8º- A gincana abrangerá quatro tipos de prova:
· Prova de conhecimentos
· Provas esportivas e coletivas
· Provas culturais
· Torcida organizada
Provas de conhecimentos
Art.9º- A prova de conhecimentos será composta por perguntas de múltipla escolha das disciplinas curriculares, com exceção de Educação Física e Arte.
Art.10º- Cada questão deverá conter quatro alternativas para a equipe assinalar uma única opção correta.
Art.11º- A prova de conhecimentos será realizada em três rodadas onde as equipes responderão um questionário contendo 04 perguntas de diferentes disciplinas, com tempo de 2 minutos para respondê-las, a saber:
ENSINO MÉDIO
1ª rodada
Português 
Biologia
Química
Filosofia
2ª rodada
Matemática  
Inglês         
Sociologia
Geografia
3ª rodada
Matemática
História  
Português
Física
   
      A cada rodada de perguntas objetivas, as equipes que responderem corretamente as quatro questões ganharão uma pergunta bônus para a sua torcida responder no tempo de 30 segundos.
Provas esportivas e coletivas
Art.12º-As provas esportivas e coletivas serão realizadas pelos membros da equipe, podendo haver integração entre duas ou mais equipes para execução das mesmas.
Art.13º-As provas coletivas serão realizadas após cada rodada de perguntas e, ao término do tempo determinado para sua execução, serão conferidas e validadas pela equipe organizadora e professores coordenadores.
Art. 14º-As provas coletivas terão tempo estabelecido conforme seu grau de dificuldade e serão divulgadas no momento de sua realização.
Da pontuação
Art.15º-As provas de conhecimentos terão valor de 20 pontos para cada questão respondida corretamente.
Art.16º-A pergunta bônus, respondida corretamente, valerá 20 pontos.
Art.17º-As provas esportivas e coletivas, quando devidamente cumpridas, equivalem a 10 pontos cada.
Art.18º-As torcidas que permanecerem presentes e organizadas até o final da gincana conquistarão 20 pontos para a sua equipe.

Dos critérios de desempate
Art.19º-Ao término da gincana será declarada campeã a equipe que contabilizar o maior número de pontos. Em caso de empate entre duas ou mais equipes será considerado critério de desempate, o maior número de acertos nas questões objetivas. Se persistir o empate, ganhará aquela equipe cuja torcida organizada obtiver o maior número de acertos nas perguntas a ela direcionada.

Da avaliação do 4º bimestre
Art.20º-A gincana contará como atividade avaliativa do 2º bimestre e valerá de 8,0 a 10,0 pontos que serão somados a média bimestral (0,0 à 10,0) e dividido por 2, prevalecendo a maior nota. A  extensão das notas aos demais alunos da turma está condicionada à sua participação nas demais provas (esportivas, culturais, de xadrez) como também nas apresentações científicas do 2º dia (sexta-feira, 1º de Junho).
Art.21º- As notas da gincana serão assim distribuídas:
1º lugar..........................................10,0
2º lugar............................................9,00
3º lugar............................................8,00
Das penalidades
Art.22º - A equipe (ano/série) que não participar da gincana não somará os pontos obtidos por sua equipe a pontuação da nota bimestral;
Art. 23º - A participação do aluno na gincana será avaliada individualmente pelos professores coordenadores.
Art.24º – A equipe que desrespeitar a equipe adversária perderá 10 pontos.
Parágrafo Único - Todo e qualquer descumprimento deste regulamento terá sua pena, sendo ela estipulada pela comissão organizadora da gincana.
Da classificação
Art.25º - Será classificada em 1º lugar a equipe que obtiver a maior pontuação dentre as equipes do Ensino Médio.
Da premiação
Art. 26º – As equipes que ficarem em 1º e 2º lugar receberão um troféu, além de medalhas (de ouro e prata, respectivamente) e a equipe que ficar em 3º lugar, receberá medalhas de bronze.

Disposições finais
Art. 28º - Fica firmado neste regulamento que qualquer problema que surgir no decorrer da gincana e não estiver aqui mencionado será responsabilidade da comissão organizadora decidir, sem que haja qualquer intervenção das equipes.
Faço cumprir todas as exigências deste regulamento.

Coreaú-CE,  30 de Maio  de 2011.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

REFLEXÃO POÉTICA DO DIA

"Está escrito no grande livro da sabedoria popular que primeiro se deve viver que é para depois poetar."  
(Ednardo, cantor e compositor)

FESTA EM HOMENAGEM ÀS MÃES DA ESCOLA FLORA TELES – EXTENSÃO AROEIRAS, DIA 19 DE MAIO DE 2011










LI E INDICO

Sinopse do livro

A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
 
Indicação do Professor Davi Portela

FOTOS HISTÓRICAS DA ESCOLA

Fachada na época do Círculo Operário
Auditório
Sala de aula
Sala de aula
Construção de Salas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A 7ª OBMEP VEM AÍ!

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
 Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Calendário OBMEP - 2011
18 de abril
Abertura das inscrições
(exclusivamente neste site)
03 de junho
Encerramento das inscrições
16 de agosto
(terça feira)
Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)
26 de agosto
Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.
03 de outubro
Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.
03 a 21 de outubro
Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase
05 de novembro - Nova data
(Sábado)
Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília
fevereiro de 2012
Divulgação dos premiados
VEJA VÍDEO DE DIVULGAÇÃO