domingo, 30 de outubro de 2011

UNESCO LANÇA BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lança nesta terça-feira a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco ( www.wdl.org ).
A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.
Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 18, que pertence a Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.
A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco.O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.
O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até o final do ano.
"As instituições continuam proprietárias de seu conteúdo cultural. O fato de ele estar no site da Unesco não impede que seja proposto também a outras bibliotecas", explicou Abdelaziz Abid, coordenador do projeto. A ideia de uma biblioteca digital mundial gratuita foi apresentada à Unesco pelo diretor da biblioteca do Congresso americano, James Billington, ex-professor da Universidade de Harvard.Ele dirige a instituição cultural do congresso americano desde 1987 e diz ter aproveitado o retorno dos Estados Unidos à Unesco, em 2003, após 20 anos de ausência, para promover a ideia da biblioteca digital."Eu lancei essa ideia e sugeri colocá-la em prática nas principais línguas da ONU, como o árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol", diz Billington.Ele se baseou em sua experiência na digitalização de dezenas de milhões de documentos da Biblioteca do Congresso americano, criada em 1800.O objetivo da Unesco é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo.

Fonte:Globo.com

SITES EDUCATIVOS INTERESSANTES



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA FLORA DE QUEIROZ TELES NA OBMEP (2ª FASE)


1.    FERNANDO LIMA DE MENESES - 11
2.    GABRIELA CARNEIRO MEDEIROS – 10
3.    FRANCISCO ERICK TABOSA DE LIMA – 10
4.    MARIA SOHAIA MOREIRA – 10
5.    MARIA DE FATIMA C. SILVA – 09
6.    VALDEIR GOMES DE SOUSA – 09
7.    ROGELISTO CARVALHO DE AGUIAR – 09
8.    SAMARA P. SANTOS – 08
9.    ANTONIO FRANCISCO SOUSA – 08
10.  FRANCSICO KELVIS A. CAVALCANTE – 08
11.  LARISSA SOUSA AGUIAR – 08
12.  JOSÉ JANDER MARQUES COUTINHO FILHO – 08
13.  MARILENE GALDINO MOREIRA – 08
14.  FRANCISCA JOSIANE TIAGO – 08
15.  MAURÍCIO ALBUQUERQUE MOURA – 08
16.  NAIARA CARVALHO MESSIAS – 08
17.  FRANCISCA TAYRINNE NEVES – 08
18.  VALDEMIR NETO FROTA TELES  – 08
19.  ÍTALO BRENO DA SILVA – 08
20.  MARIA DA COSTA PIRES – 08
21.  ÁGUIDA MARIA ALBUQUERQUE AZEVEDO – 08
22.  FRANCISCO FREDERICO XIMENES BARBOSA  – 08
23.  FRANCISCA EMIDIANE MENEZES MESQUITA – 07
24.  IGOR SOUZA DOURADO ARAÚJO – 07
25.  IRISLANE TELES DOURADO – 07
26.  GALBELITA FAUSTINO DE OLIVEIRA – 07
27.  JULIANA DE LIMA – 07
28.  ANTONIO AIRTON ALBUQUERQUE – 07
29.  LETÍCIA MARIA M. BRANDÃO – 07
30.  GLAUCIVANE FERREIRA ELIAS ELIAS – 07
31.  MARCOS ANTONIO MOREIRA GOMES– 07
32.  MARIA ALINE DA SILVA PEREIRA – 07
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA FLORA TELES CLASSIFICADOS PARA A 2ª FASE DA OBMEP 2011
05 de novembro - (Sábado) Acontecerá a Prova da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília

domingo, 23 de outubro de 2011

INTERVALO COM JOGOS NA ESCOLA FLORA TELES

JOGOS NA QUADRA NA HORA DO INTERVALO


ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ JOGANDO PEBOLIM (TOTÓ)
JOGOS NA QUADRA


ALUNOS DO TURNO DA TARDE EM JOGOS DE XADREZ E PEBOLIM

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

JORNAL "A PALMA" DE 1984


Jornal Histórico de Coreaú, publicado em única edição em 1984, pertencente aos arquivos do Professor Davi. 
Edição das imagens: Professor Raimundo Eliano.
Fonte: Blog RM no Foco

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARA SABER RECONHECER AS OPORTUNIDADES QUE VALEM


Neste fim de semana cerca de seis milhões de brasileiros farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Destes, tantos vêm se esforçando, dando o máximo, sofrendo a pressão pelo bom desempenho, em busca de uma conquista: o ingresso no ensino superior.
Na sociedade cada vez mais baseada no conhecimento técnico-instrumental, estudar pode ser garantia duma vida bem aparelhada materialmente, portanto, um instrumento de ascensão socioeconômica.
O Enem representa um pequeno mas considerável salto rumo a uma universidade realmente aberta, que esteja disponível aos filhos dos trabalhadores tanto quanto aos dos patrões. Criado intentando testar o ensino médio nacional e assim servir de subsídio às políticas governamentais, desde 2009 vem se propondo como unificador dos vestibulares das instituições de ensino superior públicas e critério para seleção nas bolsas no ensino privado.
É uma prova que se esforça para fazer dos assuntos nela abordados o máximo contextualizados com a realidade por nós vivenciada no dia a dia. Suas questões prezam pelos conhecimentos ligados a atualidade, à capacidade de interpretar e criticar a realidade, a aplicação cotidiana do conhecimento acadêmico.
Sendo assim, parto dessa abordagem mais (diria) formal para me dirigir aos estudantes de nosso município, focando aqueles que sabem na pele as persistentes dificuldades para estudar enfrentadas nas famílias pobres rurais e urbanas.
Nosso município é pequeno, tem poucas oportunidades de renda. Não nos falta, porém, potencialidades; falta, sim, compromisso público, falta empreendedorismo, falta coragem para inovar, questionar, reformular.
Não poderia eu falar de um ponto que considero tão central sem lançar mão um tom de utopia: está nas mãos de cada de um de vocês, jovens, não só em idade, como também em esperança, a oportunidade e o compromisso de efetivar sonhos coletivos, de fazer crescer aquilo que está esterilizado pela corrupção!
E os louros não podem ficar somente com aqueles que passam. É claro que a maioria dos que fizerem não passarão... Sejamos realistas! Nossa sociedade ainda é (e muito) desigual. Só não queiram, no entanto, a apatia. Antes a ansiedade regrada, a entrega, o esforço.
Posso dizer, baseando-me na sabedoria que pude provar sobremodo superficialmente, que a lógica perversa de ganhadores e perdedores, escolhidos e excluídos, está fadada ao fracasso. O caminho não é a competição, perceberemos todos certamente num futuro bem próximo. Importa a cooperação, esta é que nos faz fortes, elos de uma mesma corrente.
E sabe como faremos este dia chegar? Vivendo e não se deixando derrubar! A desaprovação num exame não poderá ser sua desaprovação na vida! A vida é bem mais que a ilusão. A vida é um sempre vir-a-ser-mais, feito de quedas e subidas, altos e baixos, harmonia.
Bem, nem eu mesmo sei o que seria esse texto, meio poesia, notícia, artigo e até profecia. Sei que é o que penso. Concorde ou não concorde, interessa que o que tenha sido por mim falado estimule reflexão.
Paz e bem!

Por Benedito Gomes Rodrigues
  
Ex-aluno da Escola Flora de Queiroz Teles, tricampeão do Spaece, medalha de bronze na OBA 2010, aprovado em 04 quatro exames vestibulares e acadêmico do Curso de Psicologia da UFC, Campus-Sobral





  

sábado, 15 de outubro de 2011

AOS MESTRES, COM CARINHO!

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação, 
Manda dizer-te que foi porque 
Teu exemplo convenceu. 
Houve alguém que venceu na vida, 
E manda dizer-te que foi porque 
Tuas lições permaneceram 
E houve mais alguém que superou a dor, 
E manda dizer-te que foi a lembrança 
De tua coragem que ajudou. 
Por isso que és importante... 
O teu trabalho é o mais nobre, 
De ti nasce a razão e o progresso. 
A união e a harmonia de um povo! 
E agora... Sorria!! 
Esqueça o cansaço e a preocupação, 
Porque há muita gente pedindo a Deus 
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO EM ARAQUÉM

Tudo começou no ano de 2001 em Araquém, quando um grupo significativo de alunos terminou o Ensino Fundamental e necessitava dar continuidade aos seus estudos e não tinham como se locomover para a sede, Coreaú, onde existia o Ensino Médio. Devido essas circunstâncias um homem natural de Cunhassu, então funcionário do fórum de Coreaú resolveu juntamente com a diretora da Escola Flora Teles Sede, Socorro Maria Albuquerque, convidar os pais e alunos da comunidade de Araquém para uma reunião a fim de discutir a respeito da possibilidade de implantação do Ensino Médio na referida localidade. A partir do momento em que foi tomada essa decisão começou-se uma batalha cheia de obstáculos a começar pelo fato de faltar um item essencial para o funcionamento de uma instituição de ensino, o prédio, então o jeito foi improvisar e começar os trabalhos escolares num clube de dança (Central Clube de Araquém) período muito difícil, mas que não significou em hipótese alguma a possibilidade de desistência ou fracasso. Nesse momento a luta estava apenas começando, pois os alunos se mudaram para um novo local que apesar de estarem protegidos da chuva e do sol era muito minúsculo, assim sofrendo com muito calor em salas apertadíssimas, visto que o novo abrigo era um prédio residencial. Com o intuito de apaziguar a situação os alunos levavam de suas casas ventiladores, objetivando diminuir o enorme calor. Devido esse espaço ser tão pequeno recebeu o apelido de “Lata de Sardinha”.

Após os alunos passarem por três outros prédios que continham os mesmos níveis de dificuldades dos anteriores finalmente chegaram ao espaço em que hoje se encontra o Anexo Flora de Queiroz Teles. Atualmente a mesma funciona nas instalações da Escolinha Santa Rita que possui seis salas sendo duas improvisadas, feitas de PVC.

Nessa caminhada a escola contou com pessoas que contribuíram imensamente para o sucesso da instituição, essas pessoas são os professores, que se dedicam diariamente para que os alunos obtenham o máximo de êxito possível. Falando em professor a Flora Teles ao longo desses anos foi privilegiada, pois contou com a participação de excelentes profissionais que certamente fizeram e fazem a diferença, estes com certeza contribuíram enormemente para que muitos alunos se destacassem, tendo a extensão aprovado mais de 100 alunos no vestibular, além de destacarem-se em concursos, avaliações externas como o ESPAECE etc. Alguns destes alunos retornaram a escola como professores.

Devido essas conquistas Araquém ganhou um prédio do governo do estado com estrutura de acordo com os padrões das novas escolas que o estado vem construindo, contento: quadra poliesportiva coberta, salas para três laboratórios de Ciências, um espaço para Laboratório de Informática, um pequeno anfiteatro, cozinha e área de convivência, além de salas amplas, com iluminação natural e janelas. Essa escola foi batizada com o nome Maria Menezes Cristino.

Essas coisas foram adquiridas graças ao sucesso que os alunos do anexo vêm obtendo. Toda essa trajetória, tanto de dificuldades, quanto de sucessos foi acompanhada desde o início naquela reunião por um educador que sempre demonstrou muito amor a sua profissão, como professor é notável seu envolvimento com a causa educacional de nosso distrito. Por isso esperamos que na próxima fase do ensino médio em Araquém possamos contar ainda mais com o seu excelente trabalho se possível direcionando os trabalhos da nossa nova escola. O nome desse esforçado educador é José Maria Gomes de Lima. 


Autor: Hélio Costa

sábado, 8 de outubro de 2011

SOBRE A ENTREGA DOS COMPUTADORES

Parabéns a todos da Escola Flora Teles...ano que vem quero estar novamente entregando os computadores no Araquém e na sede..dessa vez uma quantidade bem maior...eu acredito!!!! Sucesso!!!
Mirterdan

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESCOLA FLORA TELES ENTREGA COMPUTADORES DO SPAECE 2010 NA SEDE E NA EXTENSÃO DE ARAQUÉM

ENTREGA DOS COMPUTADORES NA SEDE
DISCURSO DO TRICAMPEÃO BENEDITO
DIRETORA DANIELA E BENEDITO RECEBENDO O 3º COMPUTADOR
SHIRLEY RECEBENDO O 2º COMPUTADOR DA REGENTE DE MULTIMEIOS SOCORRO
THIAGO, SUA MÃE E GASPAR, DA 6ª CREDE
THIAGO, SHIRLEY E BENEDITO AO LADO DO NÚCLEO GESTOR
GASPAR E JANA DA 6ª CREDE
OS 3 ALUNOS DA SEDE COM SEUS FAMILIARES
ENTREGA NA EXTENSÃO DE ARAQUÉM

ERICK, OLÍMPIO, ANTº TELES, ANTº RAIMUNDO, ALDY E MÃES DE FCª LIMA E FERNANDO LIMA
Superintendente Miterdam e Antº Raimundo
Antonio Teles e Cidynara Melo da 6ª Crede
Erick e a Coordenadora Joziane
Olimpio e Professor Paulo
Aldy e Joziane
Mãe de Fernando e Francisca com Cidynara da 6ª Crede
 
ALUNOS DO ANEXO DE ARAQUÉM COM SEUS FAMILIARES


O Núcleo Gestor da Escola Flora de Queiroz Teles, juntamente com os professores, os alunos, funcionários e pais reuniram-se em clima festivo para a entrega dos computadores aos 10 alunos campeões do SPAECE 2010.  A iniciativa faz parte do Projeto “Aprender pra Valer” que premia com computadores os alunos com o melhor desempenho nas provas de Língua Portuguesa e Matemática em cada edição do SPAECE. O aluno Benedito Gomes Rodrigues já ganhou o prêmio pela terceira vez (tricampeão 2008 / 2009 / 2010) e a aluna Maria Shirley Marques pela segunda vez (bicampeã nas edições 2009 e 2010). Os demais alunos Francisco Thiago Sampaio, Antonio Teles Cardoso, Antonio Raimundo da Silva, José Aldy, Francisco Erick Taboza, Olímpio Portela, Fernando Lima e Francisca Lima levaram o prêmio pela primeira vez, podendo alguns ainda ser campeões este ano. A premiação é um grande incentivo aos alunos para que tenham mais empenho nos estudos e assim melhorem seu desempenho nas avaliações do SPAECE. Também os frutos dessa vitória são uma mostra do trabalho dos professores da Escola,  do interesse dos pais em relação à educação dos seus filhos e do esforço de cada aluno. Portanto, todos os alunos da Escola Flora Teles têm em sua essência o potencial para ser um campeão do SPAECE 2011. Pois como disse Gandhi, “nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” Por isso, nós da Equipe Flora Teles acreditamos, sim, que é possível multiplicar bastante o número de alunos vencedores do SPAECE 2011. E ao mesmo tempo manifestamos nossa alegria em relação aos ganhadores da edição 2010. Parabéns aos alunos, aos seus pais e aos nossos queridos professores que muito contribuíram para o seu sucesso!