sábado, 9 de junho de 2012

A ORIGEM DO TANGRAN

O TANGRAM é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Existem várias lendas sobre a origem deste jogo.Uma delas conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho, de forma quadrada, o qual se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho, ele poderia dar origem a várias formas conhecidas como animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, entre outras.

Outra diz que o tangram se originou quando um homem tentava consertar os pedaços quebrados de um azulejo de porcelana. Idependente de qual seja a verdadeira lenda, o tangram é muito conhecido hoje em dia e também muito gostoso de se brincar.

O objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura.A referência mais antiga é de um painel em madeira, de 1780, de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Em chinês, o tangram é conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Peças Inteligentes.

Fonte: klickeducacao.com.br