quinta-feira, 8 de maio de 2014

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2014 SERÃO ABERTAS DIA 12 DE MAIO

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 23 de maio. As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro, segundo MEC

Clique para ler o PASSO A PASSO
As inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude. 

Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília). 

"Nós sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades." 

Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção para esse nível de detalhe do edital, para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem." 

Números da edição 2014
O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões. "O aumento nas inscrições se deve à adesão ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o Ciências Sem Fronteiras, que exige o Enem para participação, todos os programas, como o Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], que abrem caminho de oportunidades e cada vez mais jovens e adultos que não tiveram oportunidades antes fazem o Enem para ter mais acesso", disse Paim. 

De acordo com o MEC, serão, ao total, 18,3 milhões de provas impressas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Neste ano, serão 785 mil coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. No total, serão 16,6 mil locais de prova.