terça-feira, 8 de maio de 2012

ÍNDIOS TREMEMBÉS DE ALMOFALA RECEBEM ALUNOS DA ESCOLA FLORA TELES






















No último dia 03 de Maio, professores e alunos do 3º ano da Escola Flora Teles estiveram em aula de campo no município de Itarema e foram recebidos no localidade de Almofala pelos índios Tremembés na Escola Diferenciada Maria Venâncio. O cacique da tribo, João Venâncio, teve uma fala direcionada ao público visitante com relação a suas tradições, suas conquistas e sobre o currículo diferenciado que contempla a cultura da nação Tremembé. Na ocasião, os alunos assistiram a uma apresentação da dança do torém, ritual sagrado que celebra a colheita do caju,  em agradecimento aos deus Tupã.  A dança foi realizada por crianças da Escola. Alunos e professores visitantes almoçaram na própria escola, com um cardápio preparado com peixes da região. Depois, foi a vez de visitar o Projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas. Foi implantado na região porque os pescadores praticavam bastante o sistema de curral para apreensão de peixes, e muitas tartarugas morriam presas nesses currais. Para proteger os animais capturados incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas, o Tamar instalou, em 1992, sua base em Almofala, no município de Itarema, a única no Estado do Ceará.  Agora com o Projeto, os próprios pescadores ajudam no resgate das tartarugas e são parceiros no cuidado com os filhotes e com as tartarugas em idade de reprodução. Por fim, os alunos também conheceram a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma igreja de arquitetura jesuítica construída no período colonial, há cerca de 300 anos. Essa Igreja já passou algum tempo soterrada pelas dunas até que, em meados do século XX, a população local resolveu remover a areia . Hoje essa Igreja é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, uma vez que representa um ícone do processo de colonização e catequização jesuítica. A aula de campo é parte do projeto curricular da Escola Flora Teles que mescla conhecimentos da História, da Geografia e das Ciências da Natureza, com ênfase na Lei 10.639 que institui o ensino da História e da Cultura Afrodescentedente e Indígena.