“Avaliar:
respeitar primeiro, educar depois.”
“As
transformações de avaliação são multidimensionais. Uma grande questão é que
avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Nós somos o que sabemos em
múltiplas dimensões. Quando avaliamos uma pessoa, nos envolvemos por inteiro -
o que sabemos, o que sentimos, o que conhecemos desta pessoa, a relação que nós
temos com ela. E é esta relação que o professor acaba criando com seu aluno.
Então, para que ele transforme essa sua prática, algumas concepções são
extremamente necessárias. Em primeiro lugar, o sentimento de compromisso em
relação àquela pessoa com quem está se relacionando. Avaliar é muito mais que
conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de
interesse. Em segundo lugar, o professor precisa estar preocupado com a aprendizagem
desse aluno. Nesse sentido, o professor se torna um aprendiz do processo, pois
se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age,
pensa e realiza essas
atividades educativas. Só assim é que o professor pode intervir, ajudar e orientar
esse aluno. É um comprometimento do professor com a sua aprendizagem -
tornar-se um permanente aprendiz. Aprendiz da sua disciplina e dos próprios
processos de aprendizagem. Por isso a avaliação é um terreno bastante arenoso,
complexo e difícil. Eu mudo como pessoa quando passo a perceber o enorme
comprometimento que tenho como educador ao avaliar um aluno.”
JUSSARA
HOFFMAN