terça-feira, 4 de setembro de 2012

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA FLORA TELES NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Os alunos da Escola Flora Teles participaram das atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa e, entre os textos produzidos, foram escolhidos no gênero crônica o texto do aluno Ramon de Souza Sampaio do 1º ano “B” , com o título “Os lugares de que sou feito” e, no gênero artigo de opinião, o texto da aluna Antonia Karine Venâncio de Souza, do 2º ano “A”, com o título “Coreaú vive e revive em mim”. Ambos os alunos foram orientados pela professora Maria Elizandra Silva Aguiar. Os textos já foram encaminhados para a Comissão Julgadora Municipal. Eis abaixo os textos escolhidos:

Professor(a): MARIA ELIZANDRA SILVA AGUIAR
Aluno(a): Ramon de Souza Sampaio
Título: Os lugares de que sou feito

Texto:
A parte mais importante da vida de um ser humano é a infância. É nessa fase que se define o caráter, surgem as primeiras responsabilidades e as melhores recordações. As memórias que guardamos dos lugares onde crescemos e vivemos boa parte da meninice. Vivo em uma cidade calma, com poucos lugares aonde ir, apenas festas dançantes de quando em quando.Polêmicas de pouco e convivência de muito. Aqui todo mundo conhece todo mundo. Não sou natural daqui. - Mas como vir parar aqui? Sou natural do Rio de Janeiro, lugar de onde tenho poucas recordações. Aos cinco anos, vim com meus pais para Coreaú, cidadezinha do interior do Ceará. Depois, de novo com meus pais, partimos para Manaus, onde vivi por quatro anos. Cidade grande, mundo vasto! Saía muito pouco de casa. De diversão, só a escola. A cidade muito movimentada: qualquer vacilo, acidente ou assalto era o resultado. Depois desses anos, regressei para a pequena e humilde cidade de Coreaú. De quebra, percebi muitas mudanças, os amigos de outrora crescidos. Por que tanto rodeio? Desejo com esse relato mostrar como é a triste história do nordestino brasileiro. Sair para as grandes cidades em busca de uma vida digna, pois nos pequenos centros urbanos não há muitas oportunidades de emprego. - E por que voltar para um lugar com poucas oportunidades de trabalho? A pergunta faz sentido. A maior parte da minha família mora aqui. Penso que se o dinheiro arrecadado de impostos fosse realmente investido em melhoria da qualidade de vida, com chances de trabalho e renda, muitos familiares não veriam seus parentes partirem em busca de mais conforto. No entanto, somos vítimas de um contexto em que impera o "lobo" da corrupção, da ganância e do imediatismo.


Professor(a): MARIA ELIZANDRA SILVA AGUIAR
Aluno(a): Antonia Karine Venâncio de Souza
Título: Coreaú vive e revive em mim

Texto:
Coreaú. Cidade pequena. Poucas oportunidades de emprego. Progresso a 'passos de tartaruga' que não acompanha os passos largos do desenvolvimento.Aqui existe corrupção, poluição, fofoca. No entanto, existe algo que se deve admitir: viver em Coreaú tem seu lado bom. Aqui a rotina do jovem não muda muito em relação a outras cidades também pequenas. Estudar, passear na praça, sentar-se à calçada são entre outras, atividades comuns, principalmente nos finais de semana. Na 'cidadezinha qualquer' de Coreaú nasceram nossos pais, cultivaram-se os amigos, teceram-se as recordações da infância. A paisagem que forma o lugar está entranhada em nossa memória visual. Serrotes, riachos, açudes. Paisagem exuberante: enverdecida na estação das águas, ressequida no verão. Muita beleza a ser ainda descoberta. Posso sair dessa cidade algum dia, mas levarei comigo saudades e recordações valiosas. E um dia retornarei, não só para respirar o ar dessa cidade, mas também para rever amigos e familiares e reviver momentos inesquecíveis vividos aqui. E foram muitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário