quinta-feira, 8 de novembro de 2012

INDICAÇÃO: FILMES HISTÓRICOS



GUERRA DE CANUDOS. Brasil, 1997. Direção : Sérgio Resende. Em 1893, Antônio Conselheiro (um monarquista assumido) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande  demais para a República, que  acabara  de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los.

AMISTAD. EUA, 1997. Direção : Steven Spielberg. No século XIX, um navio espanhol é capturado na costa americana, contendo  53 escravos negros amotinados a bordo. Ao chegar em território americano, eles são levados a um grande  julgamento que cria polêmica entre os abolicionistas e os conservadores do país.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Brasil, 1937; Direção: Huberto Mauro, com a reconstituição da viagem de Pedro Álvares Cabral, da partida do Tejo à realização da primeira missa no Brasil.

MARIA ANTONIETA. EUA, 2006. Direção: Sofia Cappola. O filme trata da vida de Maria Antonieta rainha da França e a nobreza às vésperas da Revolução Francesa.

BATISMO DE SANGUE. Brasil, 2005. Direção, 2000. Direção: Helvecio Ratton. No dos anos 1960, um convento de frades torna-se um local  de resistência contra a ditadura militar. Os freis: Tito, Betto, Osvaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora  Nacional, comandado por Carlos Marighella. Por isso, ficam na mira das autoridades policiais.

O PATRIOTA. EUA, 2010; Direção: Mel Gibson. Benjamin Martin(Mel Gibson) é um herói do violento conflito entre França e Índia. Desde o término da guerra, ele renunciou a lutar e resolver viver em paz com sua família. Mas quando os ingleses levam a guerra da independência para dentro de sua casa, Benjamim não vê outra saída a não ser pegar em armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e lidera uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico.
(Fonte: A ESCRITA DA HISTÓRIA. Manual do Professor. Escala Educacional)

SUGESTÃO DE PAUTA: professor Davi Portela