domingo, 4 de novembro de 2012

REDAÇÃO ENEM 2012 - TEMA COMENTADO PELO CURSINHO OBJETIVO

"O movimento imigratório para o Brasil no século XXI"

 "Esperava-se que o candidato se posicionasse sobre uma questão que começa a preocupar as autoridades brasileiras, dado o crescimento do número de imigrantes sul-americanos e haitianos que, empurrados por condições econômicas adversas, dirigem-se ao Brasil em busca de trabalho. 

Caberia observar, com base nos próprios textos de apoio, que, embora a maioria dos imigrantes vindos da América do Sul possuem baixa qualificação, sendo, portanto, sujeitos a trabalhos braçais (artesanais, de campo, de costura), nem todos se encontram nessa condição, o que pode ser constatado em relação aos haitianos, dentre os quais se encontram professores, advogados, engenheiros – profissionais vitimados pelos estragos causados pelo terremoto que devastou o Haiti em 2010. 

Caso o candidato fosse favorável à regularização da permanência dos imigrantes no País, seria apropriado lembrar que o Brasil sempre se caracterizou como um país receptivo à imigração. Os séculos XIX e XX poderiam ser lembrados como a época em que imigrantes de diversas terras vieram ajudar a construir o Brasil, contribuindo “expressivamente para a história... e para a cultura brasileira”. Seria oportuno, porém, destacar a importância de se oferecer um tratamento digno àqueles que entram ilegalmente no País, sem jamais aproveitar-se de sua vulnerabilidade para submetê-los, entre outras formas de exploração, a trabalho escravo, ou a condições degradantes. 

Caso, porém, o candidato se posicionasse contra a imigração, deveria observar que o País já conta com farta mão de obra desqualificada, não havendo, pois, sentido em aumentar esse contingente. Quanto aos profissionais qualificados – caso dos haitianos – também esses poderiam representar uma incipiente, porém real, ameaça ao emprego dos brasileiros. 
Como proposta de intervenção relativamente ao problema abordado, seria necessário, aos olhos dos favoráveis à imigração, sugerir um conjunto de medidas legais e políticas destinadas a regularizar a situação migratória de mais de três milhões de pessoas, oferecendo-lhes vistos e documentos que lhes permitissem obter colocação no mercado de trabalho. 

Os empresários, por sua vez, poderiam abrir espaço para tais trabalhadores, visando a conferir-lhes a dignidade que lhes foi retirada em seus países de origem. No que se refere àqueles que se mostrassem contra a imigração, uma intervenção possível seria a deportação respeitosa dos imigrantes ilegais."